O papel se consolida como o material preferido para embalagens entre os consumidores, confirmando as tendências globais de busca por soluções mais sustentáveis
70% dos entrevistados para a pesquisa Trend Tracker 2025 apontam a biodegradabilidade do material como a principal justificativa na hora da escolha.
Adicionalmente, 59% dos entrevistados consideram o papel melhor para o meio ambiente de modo geral. A origem do material também importa: 80% dos consumidores valorizam produtos originados de florestas manejadas de forma sustentável. De modo geral, 63% acreditam que apenas papel reciclado deveria ser usado em embalagens.
Outros atributos que ajudam a explicar a popularidade do material são segurança (35%), clareza na apresentação de informações (33%) e preço acessível (60%). Além disso, 60% dos entrevistados consideram o papel mais leve do que o plástico e outras opções de embalagens.
Nas compras online, 65% preferem embalagens de papel, e entre os compradores em lojas físicas, 52% consideram reduzir compras de varejistas que não adotem embalagens sustentáveis, enquanto 62% se mostram inclinados a comprar mais de lojistas que eliminem o plástico de suas embalagens.
O papel em outros segmentos
O estudo também aborda produtos tissue, mostrando que 53% dos consumidores não consideram esses itens supérfluos. Metade dos entrevistados busca ativamente papel reciclado para higiene, e 76% desejam que a indústria invista mais na produção sustentável. Cerca de 70% afirmam se preocupar com o impacto ambiental, e 75% valorizam insumos provenientes de árvores plantadas de forma sustentável.
No segmento de impressão e leitura, 61% dos consumidores preferem livros impressos, 65% acreditam que crianças aprendem melhor com materiais físicos, e 84% defendem o direito de escolher entre receber contas e extratos impressos ou digitais. A publicidade online também foi avaliada, e 41% afirmam não prestar atenção na maioria dos anúncios digitais, citando fadiga digital e maior eficácia do marketing impresso.
A percepção sobre produtos de papel, cartão e papelão tem melhorado globalmente, impulsionada pelo aumento da conscientização sobre reciclagem e práticas de produção sustentável. Apesar do avanço, ainda há desafios na comunicação sobre a sustentabilidade desses produtos e na valorização do papel dentro da economia de baixo carbono.
A conscientização sobre reciclagem aumentou, mas muitos consumidores ainda subestimam sua eficácia. Para o Presidente de Two Sides América Latina, Fábio Mortara, o caminho para a indústria de impressão, papel e embalagens está na comunicação clara, baseada em fatos, no combate a narrativas enganosas e na promoção da preferência por produtos de celulose inovadores, tanto para comunicação quanto embalagem.
