Instagram lança “Rings” para destacar criadores e reforçar sua estratégia de influência

Instagram lança “Rings” para destacar criadores e reforçar sua estratégia de influência


No dia em que completa 15 anos, o Instagram lançou uma premiação, que dará a 25 criadores um anel de ouro literal e um emblema correspondente em seu perfil, mas sem dinheiro

Os vencedores do prêmio Rings serão escolhidos por um painel que inclui o chefe do Instagram, Adam Mosseri, o cineasta Spike Lee, o designer Marc Jacobs e o YouTuber Marques Brownlee.

Embora a entrega de um anel pareça apenas um gesto simbólico, já que não está atrelada a nenhuma compensação financeira, ele tem forte valor estratégico. Ao criar um mecanismo de reconhecimento não monetário, o Instagram amplia a sensação de pertencimento e prestígio entre os criadores, estimulando a produção de conteúdo de maior qualidade e reduzindo o risco de migração para outras plataformas.

Para as marcas, o selo Rings pode se tornar um diferencial competitivo na escolha de parceiros para campanhas de influência. Trabalhar com criadores premiados tende a agregar autoridade e percepção de qualidade às ações de comunicação, especialmente em estratégias voltadas para reputação, construção de marca e alcance orgânico.

“Queremos reconhecer pessoas que estão impulsionando a cultura na plataforma e inspirando a comunidade com o que compartilham”, afirmou Mosseri no vídeo de lançamento. 

A presença de um anel Rings poderá servir como um novo indicador de reputação e até influenciar valores de parcerias comerciais. Além disso, o movimento pode incentivar uma nova geração de criadores a investir em formatos mais autênticos e criativos, alinhados com o que a própria plataforma deseja valorizar.

A criação do programa é parte de uma estratégia da Meta para reaproximar e reter criadores após o fim do programa de bônus Reels em 2023, que era fonte importante de renda. Em um cenário de queda de 52% nos acordos com marcas e com YouTube e TikTok oferecendo divisão de receitas, o Instagram busca oferecer prestígio e visibilidade como nova forma de valor. 

O anel funcionará como um símbolo de reconhecimento cultural, tal como as plaquinhas do Youtube, incentivando a produção de conteúdo criativo mesmo sem retorno financeiro direto. A iniciativa também tenta reverter a percepção negativa sobre a falta de monetização e reforçar a relevância da plataforma na economia dos criadores.

 

Fonte: Mundo do Marketing


Leia Também