Pesquisa aponta que plataformas vistas como inspiradoras e acolhedoras geram mais tempo de atenção aos anúncios
Uma nova pesquisa do Pinterest, em parceria com a Magna, revela que plataformas percebidas como positivas podem gerar resultados mais eficazes para as marcas. Os dados mostram que, nesses ambientes, os usuários estão 20% mais emocionalmente engajados com os conteúdos e passam, em média, 15% mais tempo olhando para os anúncios.
O estudo também indica que os mesmos anúncios são percebidos como duas vezes mais confiáveis, duas vezes mais interessantes e 1,5 vez mais agradável. Em termos práticos, essas plataformas podem ser até 94% mais impactantes na geração de intenção de compra quando comparadas a ambientes neutros ou negativos.
Para chegar a esses resultados, foram entrevistadas 6.200 pessoas que simularam navegação em diferentes plataformas sociais, com anúncios integrados à experiência. As reações emocionais foram mensuradas por meio de sensores biométricos e rastreamento ocular.
Além disso, a pesquisa utilizou simulações de Marketing Mix Modeling para avaliar o impacto de ambientes positivos sobre os principais KPIs de marca, como intenção de compra, favorabilidade e preferência. Os resultados mostram que, mesmo com o mesmo criativo e orçamento, as marcas conseguiram aumentar em até 24% suas vendas ao veicularem anúncios em plataformas com percepção positiva.
“Não se trata, necessariamente, de rotular plataformas como positivas ou negativas, mas sim de analisar o efeito da percepção positiva sobre os impactos dos anúncios”, explica Rogério Nicolai, diretor de negócios do Pinterest Brasil.
No caso do Pinterest, a associação da plataforma a conteúdos de bem-estar, inspiração e realização pessoal contribui diretamente para um maior engajamento emocional.
“Os usuários chegam à plataforma em busca de colocar em prática ideias e inspirações que melhoram seu dia a dia. Nosso papel como plataforma é facilitar o encontro entre os conteúdos inspiradores e as pessoas que genuinamente se conectam com eles.”
Rede lidera ranking de índice global de bem-estar
Essa abordagem foi reconhecida no estudo da Magna com o Pinterest liderando o ranking de bem-estar digital. A plataforma tem investido em ajustes algorítmicos que restringem a exposição a conteúdos potencialmente nocivos, como aqueles que causam ansiedade ou incentivam polarização.
“Se, por exemplo, o usuário busca expressões relacionadas à ansiedade ou estresse, a plataforma recomenda conteúdos práticos, acolhedores e que promovam o bem-estar, como meditação e exercícios de relaxamento”, afirma Nicolai.
A experiência também é aprimorada por meio de recursos como busca inteligente, filtros de inclusão — como tom de pele e tipo de cabelo — e mecanismos de feedback da comunidade.
Mercafé aumenta em 246% sua receita no Pinterest
Na prática, esse ambiente mais inspirador tem se traduzido em resultados concretos para os anunciantes. Um exemplo é a Mercafé, e-commerce do Grupo 3 Corações, que tem apostado em uma estratégia de funil completo no Pinterest, com formatos diversos como vídeos, quizzes e receitas.
Entre janeiro e setembro de 2024, a marca registrou um aumento de 246% na receita vinda da plataforma, com ROAS duplicado em relação ao ano anterior.
“Isso mostra na prática como o ambiente inspirador do Pinterest acolhe o conteúdo das marcas e potencializa resultados de negócio de forma consistente”, conclui Nicolai.