92% dos profissionais de Marketing reconhecem o potencial dos gTLDs

92% dos profissionais de Marketing reconhecem o potencial dos gTLDs

A ICANN ouviu mais de 2 mil líderes de Marketing em oito países

A ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) vai abrir em abril de 2026 uma nova janela para solicitação de domínios de topo genéricos (gTLDs) — a primeira desde 2012. Os gTLDs são as extensões formadas por três ou mais letras que aparecem após o ponto em um endereço eletrônico — como .ceo, .paris, .menu ou .charity. 

Marcas podem se candidatar para administrar um gTLD próprio, criando um espaço digital exclusivo, confiável e alinhado ao propósito da organização. Buscando assimilar percepções sobre a nova janela, a ICANN ouviu mais de 2 mil líderes de Marketing em oito países. Ao receberem uma definição clara sobre o que é um gTLD, 92% dos entrevistados a confirmaram possíveis benefícios, como maior diferenciação da marca (46%), mais confiança por parte do cliente (45%), controle ampliado sobre a presença online (44%) e melhor desempenho em SEO (44%).

Ainda assim, apenas 19% dos entrevistados atuam em empresas que já solicitaram um gTLD. As principais barreiras para adesão incluem preocupações com custos (31%), falta de conhecimento (27%) e limitação de recursos (24%). 

Por outro lado, um em cada três entrevistados ainda não está familiarizado com esse tipo de domínio — o que evidencia uma lacuna de conhecimento que pode estar impedindo empresas de explorarem essa oportunidade estratégica.

Percepções sobre os gTLDs

O levantamento aponta disparidades regionais: líderes de Marketing da Nigéria (74%) e da Índia (61%) demonstraram maior confiança no potencial dos gTLDs, enquanto na China os dados são divididos — metade vê valor estratégico, enquanto 49% enxergam o recurso como um investimento de retorno incerto.

A pesquisa foi realizada em um contexto de alta competitividade e transformação digital: 53% dos líderes ouvidos citam a diferenciação em relação aos concorrentes como principal desafio, seguidos por engajar o público certo (52%) e acompanhar as tendências do marketing digital (47%).

Para a ICANN, os gTLDs representam uma alternativa inovadora para comunicação, branding e comércio digital. Um domínio personalizado pode reforçar a legitimidade de uma organização e criar uma camada adicional de confiança com o usuário, em um ambiente online onde a autenticidade muitas vezes é colocada em dúvida.

Theresa Swinehart, vice-presidente sênior de Domínios e Estratégias Globais da ICANN, pontua que a próxima rodada do Programa de Novos gTLDs é uma oportunidade para empresas, comunidades, governos e organizações estabelecerem espaços próprios, seguros e personalizados na internet — moldados à sua identidade, idioma, cultura ou público.

 

Fonte: Mundo do Marketing
Leia Também