5 atitudes que tornam marcas como Netflix, ChatGPT e KFC imbatíveis em inovação

5 atitudes que tornam marcas como Netflix, ChatGPT e KFC imbatíveis em inovação


Marcas percebidas como altamente inovadoras crescem sete vezes mais rápido que as demais, e a probabilidade de crescimento dobra quando uma empresa encontra novos usos para seus produtos.

Essas são as principais conclusões do relatório Outstanding Innovation 2025, lançado pela Kantar, que identifica as marcas que estão redefinindo a forma de inovar e traça as tendências que devem orientar o crescimento até 2026.

O levantamento destaca as empresas que transformam ambição em resultados por meio de mentalidade inovadora, equipes empoderadas e decisões orientadas por dados. Comumente, os inovadores mais bem-sucedidos demonstram de forma consistente as atitudes, comportamentos e mentalidades necessárias para transformar ambição em realidade.

Entre os destaques do estudo, estão cinco pilares que caracterizam as marcas que mais se destacam em inovação:

Pensar diferente

Marcas que rompem com o pensamento convencional e constroem sobre bases sólidas são capazes de gerar crescimento transformador. A Clorox é um exemplo citado no relatório: ao desenvolver produtos de múltiplos usos, como a linha Scentiva — que vai de lenços umedecidos a sabão líquido —, a empresa mantém relevância e demanda constante.

Abraçar a curiosidade

A Kantar aponta que inovadores de ponta usam dados, tecnologia e escuta ativa para descobrir novas oportunidades. A KFC, por exemplo, criou na África do Sul uma loja conceito com pedidos digitais, experiências em realidade virtual e colaborações de design.

Conectar-se com propósito

A inovação mais relevante nasce de um senso de propósito compartilhado. No caso da Trip.com, a Kantar destaca a criação de espaços internos de diálogo que garantem o alinhamento das equipes em torno das necessidades dos usuários. Essa abordagem orientada por empatia e colaboração impulsiona experiências mais significativas para os consumidores.

Testar e aprender

A cultura de experimentação é outro traço marcante das líderes em inovação. A Netflix é apontada como exemplo por testar continuamente novas formas de engajamento — desde o uso de inteligência artificial em buscas e recomendações até a expansão de narrativas interativas, jogos e transmissões esportivas ao vivo.

Assumir o controle

Por fim, o relatório destaca que a inovação recompensa quem aposta alto. A Kantar cita a evolução do ChatGPT como exemplo dessa postura: o desenvolvimento de funcionalidades multimodais, interação por voz e navegação em tempo real demonstra o compromisso em transformar grandes ideias em produtos concretos.

 

 

Fonte: Mundo do Marketing


Leia Também