Geração Z lidera adesão, com 66% confiando na tecnologia no momento da compra
De acordo com o ‘Retail Report 2025’, divulgado pela Adyen, 35% dos consumidores já utilizam ferramentas de IA para fazer compras, o que resulta em um crescimento de 45% em relação ao ano anterior.
O estudo aponta que a integração da IA aos negócios está diretamente ligada à melhora da experiência do cliente e ao aumento da fidelização, principalmente quando há coerência entre os canais físico e digital. As aplicações vão desde recomendações personalizadas até automações no atendimento, agendamentos e gestão de estoque.
Geração Z puxa a fila
Entre os grupos que mais confiam na IA durante o processo de compra está a geração Z: 66% dos entrevistados dessa faixa etária dizem usar a tecnologia nesse contexto. A adesão também é alta entre os millennials (47%). Já entre os baby boomers e a geração X, o uso ainda é menor, mas vem crescendo, com altas de 64% e 48%, respectivamente, nos últimos 12 meses.
IA na prestação de serviços
A Cronoshare, plataforma que conecta profissionais autônomos a clientes, também vem incorporando inteligência artificial em seus processos. A empresa criou o índice CS, uma métrica que avalia o nível de interesse dos clientes em uma escala de 1 a 10, ajudando os prestadores a identificarem com mais precisão as melhores oportunidades.
O sistema, atualmente em fase de testes, analisa critérios como urgência do serviço, canal de contato e origem da solicitação. “Queremos oferecer mais transparência para que os profissionais decidam com base em dados”, explica Carlos Alcarria, sócio e CMO da Cronoshare.
A plataforma já utiliza moedas virtuais (os cronos) para liberar contatos entre profissionais e clientes, com sistema de devolução parcial caso o serviço não seja fechado.